terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

O que significa um carro ter 3 cilindros?




Os cilindros são alojamentos que ficam dentro do bloco do motor, onde os pistões se movimentam. 
e como vc deve saber, os pistões se movimentam por ação de combustão, ou seja, o combustível é queimado para movimentar os tais pistões, que por sua vez transmitem esse movimento para a arvore de manivelas ou virabrequim, desse modo o virabrequim transmite o movimento para a transmissão e de lá para as rodas, fazendo o carro andar. 

Motocicletas comuns geralmente, possuem motores de apenas 1 cilindro, enquanto caminhões geralmente apresentam motores de 6 cilindros. 
já os carros, em sua grande maioria, tem motores de 4 cilindros. 
a partir do 4 cilindros, vc pode modificar somente o tamanho e o curso dos pistões, e assim modificar a cilindrada, por exemplo, carros 1.0, 1.6, 2.0 e assim por diante, apresentam motores com o mesmo numero de cilindros, mas com CILINDRADA diferente. 

Os motores de 4 cilindros são usados com grande frequência, pois seu funcionamento é MUITO mais suave que motores de 1, 2 e 3 cilindros, eles são mais equilibrados. 

O HB20 usa um motor de 3 cilindros, mas com a mesma cilindrada dos motores de 4 cilindros 1.0, eles simplesmente fizeram os pistões maiores. 
por exemplo, se esse motor da Hyundai tivesse os 4 cilindros usuais, ele não seria um 1.0, seria 1.3. 
mas enfim, o motivo de se fazer isso é principalmente o de reduzir custos, pois é um motor menor e com menos peças que os de 4 cilindros. 
no mais ele não é melhor que um de 4 cilindros, pois vibra consideravelmente mais e é menos equilibrado, mas não que isso vá ter alguma relação com durabilidade ou desempenho. 

0 comentários:

Postar um comentário