quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Como se trocar uma correia dentada: Manutenção e reparo de carros



Trocar uma correia dentada não é uma tarefa fácil. Isso exige de uma pessoa comum um fim de semana completo para remover todas as peças necessárias para se alcançar a correia dentada. Mas não se preocupe, estas instruções para se trocar correia dentada vai te ajudar. Se você não estiver confiante, ou se não puder gastar mais de um fim de semana caso o trabalho leve mais tempo do que o esperado, é melhor levar seu carro a um mecânico para obter ajuda profissional. Se você decidir levá-lo a um mecânico, não vá antes de conseguir uma cópia do guia O Mecânico Passado A Limpo, este guia vai ajudar você a evitar golpes em oficinas mecânicas. Veja como trocar uma correia dentada.

Indicações: Quando e por que devo trocar?

Você deve planejar trocar a correia dentada toda vez que for facilmente acessível para outros trabalhos, como uma substituição de bomba de água. Planeje trocar a correia dentada se seu carro estiver com mais de 60.000 milhas rodadas. Correias desgastadas ou danificadas podem fazer o motor funcionar mal ou, pior ainda, não funcionar. Na verdade, uma quebra de correia pode ser catastrófico para o motor. Um gasto na correia pode causar diminuição de potência e maior consumo de combustível. Pelo fato de ser tão difícil verificar o desgaste de uma correia dentada pelo acesso a ela ser difícil, planeje trocar a correia em intervalos recomendados. É a manutenção preventiva que vai fazer você economizar bastante no futuro. Você não deve esperar para ver os sintomas de uma correia gasta.

Como cada carro é diferente, é impossível detalhar os requisitos para cada carro. No entanto, aqui está um guia geral sobre o que você pode esperar ao substituir uma correia dentada. Eu recomendo comprar o Manual do Hayne apropriado para seu carro em uma loja de autopeças. É uma grande referência que inclui instruções passo a passo e imagens úteis. Agora vamos à troca!

Espere amanhecer para que o motor esfrie. Não vale a pena se arriscar a se queimar no motor, que fica quente por muito tempo!
Desconecte a bateria e calce as rodas para que o carro não possa andar.
Remova todos os obstáculos até a correia: Isso pode demorar um pouco, já que geralmente há algumas coisas no caminho. Aqui está uma lista de peças comuns que você terá que remover:
Remova o conjunto de entrada de ar.
Solte a polia que aciona a bomba de água, se necessário. Alguns carros exigem que você remova outros equipamentos como a bomba de direção hidráulica. Se assim for, retire a correia da polia e desatarraxe a bomba. Coloque-a fora do caminho.
Remova todos os outros acessórios que interfiram no acesso à correia dentada
Use uma chave grande na polia do virabrequim para alinhar a marca na polia com o 0 na escala da correia moldada no bloco do motor.
Remova os parafusos da tampa da correia e puxe a tampa.
Confira os rolamentos tensores da correia. Substitua-os se estiverem soltos ou com muito ruído.
Verifique as vedações da árvore de cames e cambota. Se houver vazamentos, isso pode causar uma falha prematura da correia nova. Substitua-as se necessário.
Certifique-se que todos dos dentes a correia estejam devidamente alinhados, solte o tensor e retire a correia. Não permita que a árvore de cames ou a cambota se movam enquanto a correia é retirada.
Coloque a correia nova no lugar. Ajuste a tensão, se necessário. Certifique-se que ela se ajuste bem aos dentes da coroa. Não aperte demais.


Aplique uma nova vedação na tampa da correia e substitua-a.
Reinstale todos os acessórios que você havia retirado, incluindo a bomba de água. Muitos mecânicos recomendam substituir a bomba de água quando for retirada. A decisão é sua.
Verifique se todos os dentes da correia estejam devidamente alinhados.
Reinstale o conjunto de entrada de ar.
Reconecte a bateria.
Ligue o motor e ouça atentamente. Não vai haver nenhum barulho se a correia estiver correta.

Esperemos que este guia de substituição de correia seja útil. Se sua correria ficou desalinhada quando foi trocada, você está com um problema sério. Tente corrigir o erro ou consulte um mecânico. Não dirija um veículo com uma correia incorreta, já que graves danos ao motor podem ocorrer.

0 comentários:

Postar um comentário