quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Andando de motocicleta: curso de treinamento seguro para andar de moto



Motocicletas são inerentemente mais perigosas que suas contrapartidas de quatro rodas, mas muitas pessoas amam a liberdade que sentem quando dirigem uma moto. Mesmo que você não consiga eliminar todo o perigo quando dirigir uma moto, você deve fazê-lo como um objetivo primário para reduzir o risco o máximo que você puder. Se você não sabe o que está fazendo, então você deveria procurar ajuda de motoqueiros experientes antes que você ligue o motor. Você também pode pegar uma cópia do Learn to Ride a Motorcycle ( Aprenda a andar de moto) – este ótimo e pequenino e-book tem várias dicas de motoqueiros experientes.

Estas dicas básicas irão lhe ajudar a aprender como pilotar uma moto. Naturalmente, é sempre melhor fazer um curso com um instrutor além de ler o máximo que puder sobre direção de motos. Um curso de treinamento formal de motocicleta também o ensinará dicas para andar sob diferentes condições de tempo.

Saiba as regras.  Verifique as leis de seu estado em relação às instruções para licenças de motocicletas e regulamentos antes de andar. Os regulamentos são projetados para protegê-lo. É melhor fazer um curso introdutório de segurança antes de dirigir.
Pegue o equipamento. Vista roupas que sejam projetadas para andar de moto. Sempre vista um capacete e roupas que o ajudarão a se proteger em caso de acidentes. Isso normalmente significa vestir couro grosso. Algumas companhias também produzem roupas para motociclistas de materiais sintéticos com armadura interna inserível. Normalmente, você deve cobrir o máximo da pele que conseguir. Sempre use luvas. Botas também são bastante úteis em alguns casos de acidente.
Conheça sua moto. Antes de sair para andar, pegue algum tempo para ficar íntimo dos sistemas de sua moto. Conheça a localização do combustível, embreagem, freios dianteiros, freios traseiros, partida, interruptores de luz e o interruptor de combustível reserva. Você deve conhecer a localização e operação de cada uma dessas coisas sem ter de parar para olhar. Certifique-se que você consegue ficar de pé na moto quando ela estiver parada.
Aprenda a usar a embreagem. Motocicletas vêm sempre equipadas com transmissões manuais que exigem uso coordenado de uma embreagem manual. A embreagem está normalmente no punho esquerdo. Aprenda a soltar a embreagem devagar enquanto você aplica o combustível usando o punho direito. Isso requer prática, mas partidas suaves são partidas seguras. Uma vez que você está na estrada, você pode trocar de marcha apertando a embreagem e mudando as marchas com seu pé esquerdo. Uma vez que você está na marcha correta, solte a embreagem e adicione combustível.
Entenda a transmissão. Motocicletas diferentes têm transmissões diferentes, mas a configuração é normalmente a mesma. Elas são operadas com o pé esquerdo. A posição mais baixa é a primeira. Um clique pra cima é tradicionalmente neutra. Acima disso é a segunda, terceira, quarta, quinta e, em algumas motos de estrada, sexta marcha.


Freios. Bons motociclistas que tem tido treinamentos são especialistas em frenagem rápida e eficiente para casos de emergência.  Você deve aprender a usar a pressão adequada sobre ambos os freios dianteiro e traseiro quando diminuir a velocidade. Como carros, a maioria da ação de frenagem é fornecida pelos freios dianteiros. Quando é hora de diminuir, acione o freio dianteiro e traseiro ao mesmo tempo. Isso requer alguma prática, mas você deve aprender a usar os freios para diminuir rapidamente. Seja cuidadoso para não fazer com que os pneus parem e você derrape, já que você pode perder o controle.
Fazendo curvas. Há diferentes técnicas para fazer curvas, dependendo de quão rápido você está dirigindo e o tipo de curva. Curvas lentas e rápidas requerem métodos ligeiramente diferentes quando dirigir. Você precisará ser proficiente em ambos antes de dirigir numa auto-estrada. Fazer curvas enquanto você anda numa estrada é bastante simples quando você dirige uma moto. Apenas se incline na direção que você quer ir e a moto irá seguir. Quanto mais você inclinar, mais fechada será a curva. Quando fizer uma curva lenta como quando você entrar numa rodovia, você terá que sentar reto e girar o guidão na direção que quer ir.

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