quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Como passar em seu exame de carteira de motorista



Para passar no exame de carteira de motorista, e ter certeza de que você sabe o que está fazendo quando pegar a estrada, você realmente precisa de uma auto escola de muito boa qualidade.

Também sugiro que você tenha o seu exemplar de Pass Your Driving Test; este guia ensinará a você tudo o que você precisa saber sobre como ser aprovado em seu exame de direção.

Lembre-se inclusive das menores lições. Leia o Manual do DETRAN do seu estado, mais todo o material de estudo que você recebeu da auto escola, e conheça a fundo e por completo os seus conteúdos. Pode parecer um exagero conhecer alguns dos menores detalhes e, na verdade, esses pequenos detalhes são os mais difíceis de lembrar porque parecem menos críticos para verdadeiramente dirigir com segurança. Mas, quando se trata de dirigir, você nunca pode saber demais realmente. Se você tiver um alto desempenho em seus exames (teórico e prático), pode ter certeza de que vai evitar multas caras mais tarde. Orgulhe-se de saber exatamente a que distância (em metros) você precisa estacionar de um hidrante. Seja um EXPERT!
Concentre-se nos números. As perguntas mais difíceis dos testes, para todo mundo, são as que envolvem números. Limites de velocidade, distâncias (em metros, quilômetros) para isto e para aquilo, valores das multas em reais, e assim por diante. Muitas das regras são muito semelhantes, e pode ser fácil confundir um número de uma lei de trânsito com o número de outra. Na verdade, há mais chances de você perder 50% de perguntas com números do que perguntas com qualquer outro conteúdo. Alunos inteligentes farão uma tabela ou lista em uma única folha, com todos os números que encontram no manual, livros e apostilas. Em seguida, coloque os números semelhantes juntos, de modo a serem mais fáceis de lembrar. Agrupá-los é uma ótima maneira de aprender e lembrar destas regras.
Faça um curso presencial de direção. Os cursos, apostilas e outros materiais que você pode encontrar na Internet são convenientes, mais fáceis, mais resumidos, talvez mais baratos... A lista é longa. Mas, são tão efetivos quanto uma preparação dada diretamente a você, por um profissional verdadeiramente qualificado?  Estamos falando de questões de vida e morte aqui e, se você não conhece as regras, pode causar grandes problemas. Quando você faz um curso presencial, pode fazer perguntas, ter as coisas esclarecidas ou ditas de outra maneira, e ouvir exemplos reais de um professor experiente, sobre como as coisas realmente funcionam nas ruas e nas estradas. A maioria dos cursos online não são regulamentados, ou apenas cumprem as normas mínimas. E não oferecem nenhuma assistência na compreensão de algo em que você possa estar tendo problemas. Então, se você puder frequentar um curso presencial, considere seu curso um tempo bem gasto.
Faça rascunhos e anotações nas folhas de perguntas do seu caderno de provas, durante o exame escrito! SIM .... DE VERDADE! Você não pode rasurar a filha de respostas, mas pode fazer anotações no caderno de provas (a menos que receba instruções em contrário, o que é muito raro), e isto pode realmente ajudar! Por exemplo, se houver uma pergunta sobre as regras em uma intersecção complexa, pode ser difícil visualizar do cenário pelo qual estão perguntando. Se houver 3 ou 4 opções muito complicadas de respostas, você pode se achar sobrecarregado com pormenores. Basta utilizar a margem da folha para fazer um esboço rápido da intersecção antes de trabalhar nas respostas. Quando você realmente vê a situação no papel, torna-se muito mais fácil entender as regras e responder corretamente a questão.


Faça um exame simulado... ou DEZ!  Encontre e resolva tantos exames teóricos quantos puder (do DETRAN de seu estado, ou de outros estados). Desta forma, além de todo o preparo teórico que você fez durante as aulas, estará se familiarizando com a linguagem utilizada nas questões, poderá treinar para se adaptar ao tempo dado para a realização das provas, e poderá identificar pontos em que ainda estava um pouco fraco e deve se preparar melhor. Provavelmente a sua própria escola fará um ou mais exames simulados, nas mesmas condições da prova real (prova sem consulta, tempo cronometrado, rigor quanto à apresentação da folha de respostas, etc). Mesmo assim, você pode procurar mais material para trabalhar.

0 comentários:

Postar um comentário