quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Como solicitar a indenização de um seguro automóvel



Existem dois tipos comuns de solicitações de seguro automóvel que podem ser apresentadas pelos danos causados ao veículo que você possui.

Solicitação de Indenização de Seguro Por Colisão - Uma solicitação por colisão é uma solicitação de danos causados ao veículo que você segurou, danos estes causados por uma colisão. A colisão pode ter sido com qualquer objeto e não se restringe a acidentes envolvendo diversos automóveis. As reclamações por colisão incluem acidentes com carros isolados, em que o condutor pode ter atingido um prédio, poste de luz ou qualquer outro objeto.
Solicitação Ampla de Indenização - Uma solicitação ampla ocorre por qualquer dano ao seu veículo, não causado por uma colisão. Freqüentemente as reivindicações amplas são feitas por roubo, ou danos causados por vandalismo, incêndios, inundações e outros. Danos causados pelo impacto com um animal geralmente são considerados uma solicitação ampla.

Se houver danos ao seu veículo, você precisará entrar em contato com a sua operadora de seguros, a fim de iniciar o processo de solicitação. A maioria das operadoras oferece os seguintes métodos para entrar com um pedido de indenização:
Contate seu agente - A maioria das operadoras de seguros automóvel vende as apólices através de agentes. O agente é uma empresa com presença física, que faz negócios em nome de uma companhia de seguros. Eles funcionam como seu ponto de contato e você pode entrar em contato com seu agente, para apresentar a solicitação. Ele pedirá a você informações sobre a perda e detalhes sobre os danos ocorridos, e então encaminhará um formulário de solicitação à operadora de seguros, para verificações adicionais.
Contate a Companhia de Seguros por telefone - Se quiser, você pode pular a parte de entrar em contato com seu agente, e ligar diretamente para a companhia de seguros. A maioria das operadoras coloca seu número de telefone nas contas que você recebe, nos certificados de seguro e nos websites; assim, você pode contatá-los facilmente em caso de alguma perda ou dano ao seu veículo.
Enviar a sua solicitação através da web - À medida que as tecnologias continuam a melhorar, mais operadoras estão começando a receber os pedidos de indenização através da web. Para enviar um pedido de indenização através da web, vá ao site da sua operadora e clique no link apropriado. Você será solicitado a apresentar informações sobre a apólice, e as perdas e danos.

Quando estiver preenchendo o formulário de pedido de indenização por colisão, procure ter à mão o máximo possível das informações seguintes:
Data, hora e local do acidente.
A localização atual de seu veículo, e se está em condições de ser dirigido.
Informações sobre o outro motorista, incluindo nome, endereço, número de telefone e número da CNH.
Detalhes sobre os outros veículos envolvidos, incluindo a marca e modelo, placa e código RENAVAN.
Informações para pedido de indenização do seguro automóvel das outras partes envolvidas, incluindo a operadora e os números das apólices.
Informações de contato de eventuais testemunhas
Informações de contato dos agentes de aplicação da lei que estiveram no local.

Se tiver sofrido uma perda ampla, a informação de que você precisa são um pouco diferente. 
Detalhes sobre a perda, incluindo a data, hora e local.
A localização atual de seu veículo, e se está em condições de ser dirigido.


Em caso de perda por furto, você precisará informar a quilometragem do veículo, bem como as opções e funcionalidades que seu carro tinha. Isso irá ajudar na avaliação do seu veículo.
As informações de contato sobre o titular do penhor (instituição bancária ou de poupança), que financiou o veículo.
Informações de contato de eventuais testemunhas
Informações de contato dos agentes de aplicação da lei que estiveram no local.

Pouco tempo depois de apresentar um pedido de indenização, você será contatado por um Assistente de Solicitações, que vai guiá-lo através do processo de recebimento. Não tenha medo de apresentar ao Assistente de Solicitações quaisquer dúvidas que possa ter em relação ao seguro, seus direitos e responsabilidades, leis e tudo o mais que possa ajudá-lo.

0 comentários:

Postar um comentário