quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Como avaliar a habilidade de direção de idosos



Pessoas idosas geralmente não percebem o quanto a habilidade de direção deles tem deteriorado. Lento tempo de reação. O controle motor e a coordenação sofrem também.

A idade nunca deve ser o fator dominante para determinar se uma pessoa mais velha pode dirigir; alguns motoristas podem ser muito aptos e seguros aos 80, enquanto outros não podem mais operar em um nível seguro aos 55 ou 60. Motoristas mais velhos são também mais frágeis que os mais novos. Até pequenos acidentes podem ter sérias conseqüências de saúde.

Auto-teste

Aqui temos um auto-teste para ajudá-lo a determinar se pode ser a hora de parar de dirigir. Como qualquer auto-teste, tente ser o mais objetivo possível quando avaliar se é ou não é a hora de pendurar as chaves. As respostas para estas perguntas podem fornecer alguns insights valiosos sobre como você está indo.

Auto-teste

Aqui temos um auto-teste para ajudá-lo a determinar se pode ser a hora de parar de dirigir. Como qualquer auto-teste, tente ser o mais objetivo possível quando avaliar se é ou não é a hora de pendurar as chaves. As respostas para estas perguntas podem fornecer alguns insights valiosos sobre como você está indo.

O tráfego parece ser muito mais rápido do que era no passado? O trânsito se acumula atrás de seu carro? Os carros parecem andar muito rápido nos cruzamentos?  Mesmo que possa parecer que os carros estejam muito rápidos, é duvidoso que eles estejam realmente velozes.  É sabido que o tempo de reação diminui com a idade. Como o tempo de reação diminui, muitos motoristas mais velhos dirigem de forma mais lenta e evitam dirigir durante horas de pico para compensar. Entretanto, em algum ponto você pode dirigir um pouco mais devagar por precaução. Se você não acha que pode fazer os cruzamentos, pode ser hora de parar de dirigir.
Você tem mais acidentes que nos anos passados? As estatísticas indicam que nós começamos a ter mais acidentes quando chegamos à aposentadoria.  Motoristas com mais de 65 anos ficam progressivamente piores. Numa base por milha, motoristas mais velhos são os mais perigosos – até mais do que os adolescentes. Algum amigo ou gente da família tem falado que você deveria parar de dirigir? Isso pode necessitar um pouco de humildade, mas às vezes um amigo verdadeiro é um amigo honesto. Se alguém próximo disser que você talvez devesse parar de dirigir, pode ser bom ouvi-lo.
Sua visão tem piorado?Às vezes é difícil de admitir, mas a visão diminui com o tempo. Sinais de trânsito estão, às vezes, difíceis de serem lidas? Você perde placas porque não consegue lê-las?  A maioria dos estados exige que os motoristas tenham os olhos examinados para renovar a licença. Se você está preocupado, você deve examinar seus olhos. Acuidade mínima de uma licença livre normalmente é 20/40. As restrições de licença normalmente começam quando a visão se deteriora para um nível entre 20/50 e 20/60, dependendo do seu estado ou residência. Restrições variam e podem incluir limites no tempo do dia que você pode dirigir, exigências para uso de corretores de visão para quando dirigir e /ou restrições para dirigir em autoestradas. 20/70 é normalmente a acuidade mínima para manter qualquer tipo de licença para dirigir.
Você tem problema de audição? Ser incapaz de perceber sirenes pode levar a algumas situações de perigo, então, na dúvida, melhor ser examinado para identificar e possivelmente compensar a perda de audição.



Testando outros

O modo mais simples de avaliar as habilidades de direção de uma pessoa idosa é ir dar uma volta junto com ela. Ofereça para ir junto a uma loja ou local próximo. Você não tem de torná-lo num teste de direção – apenas se ofereça para ir e tome notas mentais. A lista acima pode servir de guia para sua observação também.

Saiba que a piora de direção é um tópico sensível. Tato e sensibilidade são essenciais, mas se você está preocupado que alguém pode estar comprometendo a segurança dele ou dos outros, você tem a responsabilidade de monitorar a direção dele e confrontar a questão, ao invés de ignorá-la. Procure por ajuda no seu esforço para convencer um motorista inseguro para abandonar as chaves.

0 comentários:

Postar um comentário