quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Como substituir um radiador: reparar avarias nos radiadores



Motores de refrigeração líquida, tais como os instalados no seu carro, exigem um radiador para arrefecer a água que, por sua vez, retira calor ao motor. É essencial que o sistema de arrefecimento funcione adequadamente, independentemente das condições meteorológicas ou temperatura. Com o tempo, qualquer falha no sistema de refrigeração pode e irá permitir que o motor sobreaqueça, e os componentes críticos do motor irão deformar ou derreter. Este artigo vai-lhe ensinar o essencial para que possa substituir o radiador você mesmo; se em vez disso você decidir levar o carro à sua oficina local, eu recomendo –lhe primeiro um exemplar de A Mechanic Comes Clean - este guia prático vai –lhe ensinar como evitar fraudes comuns na reparação automóvel.

O sistema de arrefecimento em um carro é composto por um radiador, mangueiras, refrigerante, e os fãs. O radiador é também responsável pelo resfriamento do líquido de transmissão automática em veículos equipados com transmissão automática. Por isso, se tiver problemas com o radiador, estes terão de ser resolvidos de imediato.

Trocar um radiador pode ser uma tarefa tediosa, mas não é muito difícil para um mecânico a trabalhar no seu "quintal". Se é a sua primeira vez a mudar um radiador, conte gastar umas 6 horas de trabalho. Antes de começar, certifique-se que o veículo está parado há várias horas. O fluido do radiador pode acumular substancial pressão no radiador quando quente. Não tente, em circunstância alguma, abrir uma tampa de radiador que esteja quente.

Não deixe ficar anticongelante ao redor. Tem um sabor doce, e as crianças ou os cães podem consumi-lo. O anticongelante é muito tóxico! Tome cuidado! Descarte devidamente o anticongelante utilizado em um centro de reciclagem.

Desconete a bateria. Pretenderá impedir que as ventoinhas eléctricas de arrefecimento se liguem enquanto está a trabalhar nessa área. Assegure-se que a ignição está desligada.

Escorra o fluido do radiador para um recipiente adequado. A tomada do radiador está situada perto de um dos cantos do fundo. Basta desaparafusá-la, e os fluidos cairão. 

Remova o radiador antigo: 

Tire as tampas de plástico em volta do radiador.
A maioria dos automóveis modernos estão equipados com ventiladores elétricos. Desligue o conetor elétrico para as ventoinhas,  desaparafuse e remova o conjunto de ventoínhas. Preste atenção à forma como este conjunto de ventoínhas e a mortalha estão ligados.
Desligue a mangueiras do radiador. Estão normalmente conetados com braçadeiras. Use uma chave de fenda plana para afrouxar as braçadeiras da mangueira primeiro. Este é um grande momento para inspecionar o estado das mangueiras do radiador. Se parecerem rachadas, gastas, ou arqueadas, precisam de ser substituídas. Ou melhor ainda, visto que é a altura conveniente, vá em frente e substitua todas as mangueiras do radiador. É melhor fazê-lo agora do que mais tarde na berma da estrada.
Desligue as linhas de transmissão do resfriamento a partir do fundo do radiador. Use uma chave específica para soltar os encaixes. Seja extremamente cuidadoso para não dobrar ou torcer as linhas de transmissão de refrigeração.
Por fim, remova todas os grampos, suportes ou parafusos que estejam segurando o radiador dentro da sua moldura.
Levante o radiador para cima e para fora do carro.

Instale o novo radiador: Para instalar o novo radiador, você precisará seguir os mesmos passos que seguiu antes em sentido inverso. 

Deslize o novo radiador para o lugar.
Ligue quaisquer grampos ou suportes que segurem o radiador no sítio.
Ligue as linhas de transmissão de arrefecimento (tenha cuidado!).
Conete as mangueiras de arrefecimento do motor ao radiador.
Substitua o ventilador e a mortalha de fãs.
Volte a conetar a ligação elétrica das fãs.
Substitua as tampas de plástico.

Encha o radiador com fluido. O refrigerante deve ser composto por 50:50 rácio de água e anticongelante. Alguns climas muito frios podem exigir um rácio mais elevado. Use um verificador de anticongelante disponível em qualquer loja de peças de automóvel para analisar a composição do seu refrigerante. 



É uma boa ideia usar água destilada em vez de água normal da torneira. A água da torneira vai servir se você tiver uma emergência, mas a água destilada carece de  minerais, que causam acúmulos de sais insolúveis no interior do radiador.

Agora verifique o seu trabalho para ter a certeza de que não há fugas. Confira o fluido do radiador de novo com um verificador de anticongelante. Se tudo parecer bem, dê uma volta ao redor do bloco e acompanhe de perto o radiador, o fluido, e a temperatura da água. Se tudo estiver controlado, parabéns. Você mudou com êxito um radiador.

Agora sabe mudar radiadores automóveis. È boa ideia verificar de perto o nível do fluido durante os próximos dias. Se houver uma fuga no sistema , vai querer dar por ela a tempo.

0 comentários:

Postar um comentário