quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Como preparar seu carro para uma longa viagem



Com muitas pessoas conservando seus carros por mais tempo por estes dias, muitas preocupações existem com relação a dirigi-los em viagens longas, principalmente se o veículo estiver mais velho e com maior quilometragem. Aqui estão alguns passos simples que podem ajudá-lo a evitar problemas comuns em viagens de longa distância, e garantir uma viagem fácil e segura.

Comece cedo. Pelo menos um mês antes de partir, faça todos os consertos e manutenções de maior porte. Isso lhe dá bastante tempo para conferir se os reparos ficaram bons ou ainda há problemas (se houver, vão aparecer no uso do carro no dia a dia).
Leve o carro a um posto para verificar a calibragem dos pneus, e corrigir se necessário. Se a pressão estiver baixa demais, pode causar um desastre em alta velocidade. Peça também uma verificação para o desgaste excessivo dos pneus. (Você também pode fazer isso sozinho, colocando uma moeda de um centavo dentro da ranhura do pneu. Se você puder ver todo o desenho da moeda, provavelmente precisa de pneus novos.) Peça ao posto também para verificar que o estepe esteja cheio e bem calibrado, e as ferramentas apropriadas estejam disponíveis para instalá-lo se necessário; procure assegurar-se de que isto foi feito.
Peça para verificarem a água do radiador. Você está indo a algum lugar com um clima mais quente ou frio? O técnico pode ajustar a mistura de água e anticongelante para garantir que o carro esteja protegido contra temperaturas extremas. Além disso, podem verificar para ver se o anticongelante precisa ser mudado, e ajudar a localizar vazamentos no sistema, que poderiam causar problemas graves na estrada.
Faça uma manutenção regular. Mais ou menos uma semana antes de sair, leve o carro para uma manutenção de rotina como troca de óleo e filtro, lubrificação do chassis, etc. Peça especificamente, na oficina, para verificar o filtro de ar e trocar, se necessário. Mudar o filtro de ar é uma maneira barata de melhorar a economia e a performance do combustível. Peça também para verificarem novamente os pneus. Se a pressão tiver diminuído desde a última verificação, talvez o pneu esteja com um vazamento que pode ser consertado neste momento, na oficina.


Limpe o seu carro. No dia antes de sair, lave e esvazie completamente o carro. Remova de dentro do carro tudo que não for precisar durante a viagem, porque o peso extra pode causar uma redução na economia de combustível.
Verifique se seus papéis estão em ordem. Certifique-se de que sua carteira de motorista, registro e seguro são todos atualizados e acessíveis. Você pode querer fazer cópias destes documentos, para o caso de o carro ser roubado.

Não se preocupe. As viagens longas na verdade são mais fáceis para seu carro do que os deslocamentos curtos regulares de todos os dias. Com manutenção regular, nossos veículos na verdade são muito mais confiáveis atualmente. A probabilidade de seu carro quebrar na estrada é muito menor do que nos tempos antigos. Aproveite sua viagem.

0 comentários:

Postar um comentário