quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Como girar um rotor de freio a disco



Rotores de freio a disco são uma parte muito importante do seu carro. Estas são as peças onde as pastilhas de freio se agarram, ao parar ou diminuir a velocidade do seu carro. Após o uso prolongado, eles podem ficar deformados, vidrados, ou danificados e podem ser restabelecidos girando-os. Um disco desvirtuado vai dar a sensação de estremecimento quando o freio é pressionado, e pode ser tão ruim que o volante pode, por vezes, sacudir.

Girar rotores de freio a disco implica remover o rotor do seu carro (explicado abaixo) e, em seguida, ter alguém de uma oficina mecânica, centro de conserto de automóvel, ou até mesmo uma loja peças automotivas para girá-los em um torno mecânico e lentamente polir as superfícies até que elas estejam limpas, niveladas, e corretas. Valores típicos para ter os rotores virados podem ser tão baixos quanto $ 10,00 por rotor. Este artigo vai lhe poupar algum dinheiro, já que você não vai ter que ter um mecânico para remover os rotores para você.

Prepare o carro. Para remover o rotor do carro, ele deve ser primeiramente levantado. Depois que o carro está em uma área segura, e as duas rodas estão bloqueadas para evitar rolamento, afrouxe os parafusos (mas não remova) da roda em que você vai trabalhar.
Levante essa roda em particular, e apóie o veículo cuidadosamente com cavaletes.
Retire os parafusos e, em seguida, a roda. Agora você pode ver o rotor e paquímetro / pastilhas de freio.

O rotor é o grande objeto em forma de disco que fica em torno do eixo. Você vai notar que fica sobre um dispositivo que se parece com uma pinça. Isto é chamado de paquímetro e aperta as suas pastilhas de freio em torno do rotor quando você pressiona o pedal de freio. Tem que ser removida antes do rotor poder sair.

Retire o paquímetro. Uma remoção típica do paquímetro envolve a de um ou dois parafusos que o segura no eixo. Isso vai deslizar ou levantar o rotor, às vezes com alguma força se as pastilhas de freio têm um pouco de pressão. Depois que o paquímetro é removido, o rotor estará pronto para ser removido.


Retire o rotor. O rotor é segurado sobre o pneu. É basicamente espremida no eixo da roda entre o pneu e o verso do eixo. Alguns rotores têm um parafuso em um deles conhecido como parafuso "localizador". Estes podem, por vezes, ser problemáticos para remover e uma borrifada de WD40 ou algo semelhante pode facilitar para desparafusar. Depois que o rotor estiver livre ele vai sair na sua direção. Se existe muita ferrugem ou sujeira, leves toques com um taco de borracha ou de madeira podem remover o rotor.
Examine o rotor. Depois de ter removido o rotor, faça uma inspeção visual por fendas ou rachaduras. Se tudo lhe parecer bem, então fica a cargo da sua mecânica para restaurá-lo.

Às vezes os rotores podem estar muito deformados, ou foram restaurados muitas vezes. O material vai ficar abaixo de uma espessura mínima e de todo o rotor terá que ser substituído. Se o seu estava bom e foi restaurado sem problemas, então a instalação é simplesmente o inverso dos passos de remoção acima.


0 comentários:

Postar um comentário