quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Como trocar fluido de transmissão manual e automática



O fluido de transmissão é necessário para lubrificar e refrigerar os componentes de transmissão. Se você quiser que sua transmissão dure um longo tempo, você trocar o fluido e filtro em intervalos regulares. Um fluido velho e desgastado não funciona tão bem, e filtros entupidos são muito menos eficientes. Um fluido de transmissão novo é vermelho brilhante. Os fluidos velhos são vermelho mais escuro - quase preto.

Muitas pessoas se perguntam quantas vezes devem mudar seu fluido de transmissão. Normalmente fluidos e filtros devem ser trocados a cada 15.000 a 30.000 milhas (ou a cada dois anos) como parte da manutenção básica de um carro. É importante trocar o filtro e o fluido de transmissão ao mesmo tempo. Não espere até que a transmissão comece a escorregar. Nessa época pode já ser tarde demais e danos graves podem já haver ocorrido. Se você decidir levar seu carro ao mecânico para realizar essa manutenção de rotina, sugiro fortemente que você pegue uma cópia do manual O Mecânico A Limpo, lá você vai aprender como evitar os golpes mais comuns em mecânicas de automóveis.

Veja como trocar seu fluido de transmissão.

Preparação: Compre o fluido da transmissão correto em uma loja de autopeças. O manual do proprietário deve indicar o tipo correto de fluido para seu carro. Além disso, compre um novo filtro.
Ferramentas: Aqui está uma lista de todas as ferramentas que você vai precisar:
Macaco - para levantar o carro
Travas - para segurar o carro enquanto você está trabalhando
Vasilha de drenagem - deve ser suficientemente grande para conter pelo menos 5 litros
Jornal
Trapos Limpos
Bloqueie os pneus, e trave o freio de emergência.
Retire uma das linhas de transmissão de refrigeração que passam pelo radiador. Conecte um tubo no fim da linha, e coloque a extremidade do tubo numa vasilha de drenagem. Ligue o carro e deixe-o inativo por um minuto ou dois. O fluido de transmissão vai sair pela linha de refrigeração, através do tubo, para a vasilha de drenagem. Desligue o motor assim que o fluido parar de fluir.
Levantar o carro com um macaco. Use as travas. Não coloque nenhuma parte do seu corpo debaixo do veículo a menos que esteja devidamente apoiado.
Então use a vasilha de drenagem. Coloque-a debaixo da tampa de transmissão. Centralize-a na frente da transmissão. Coloque jornal por baixo para o caso de vazamentos.
Remova todos os parafusos traseiros, segurando a tampa no fundo da transmissão. Solte os parafusos traseiros por ultimo. Apenas solte-os algumas voltas.
Se a tampa não estiver embaixo ainda, use uma chave de fenda para separar a tampa do resto da transmissão. Incline-a para que o fluido possa fluir para fora até a vasilha de drenagem.
Quando o líquido parar de sair, tire os últimos parafusos da parte traseira e afunde a tampa. Despeje o restante do líquido na vasilha de drenagem.
Remova a vedação antiga e limpe a tampa de transmissão com qualquer tipo de solvente. Deixe secar em um local limpo.
Retire o filtro de transmissão e substitua-o pelo novo.
Coloque uma vedação nova na tampa de transmissão limpa, e coloque a tampa no fundo da transmissão. Coloque os parafusos e aperte-os. Em seguida, use uma chave para apertar os parafusos, um pouco de cada vez. Tente apertá-los uniformemente, para que você não dobre a tampa de transmissão.
Remova o macaco do veículo, e coloque a quantidade correta de fluido da transmissão. O manual do proprietário deve dizer o quanto acrescentar - geralmente cerca de 7 litros.
E então você pode verificar seu trabalho. Ligue o motor e deixe-o inativo por alguns minutos. Coloque o freio de mão, troque de marchas e verifique o nível do fluido com o motor ligado. Se o fluido estiver baixo, adicione um pouco por vez até que a vareta indique um nível suficiente de líquido.

Transmissões manuais têm bem menos peças móveis e são muito mais robustos, mas a maioria dos fabricantes dizem que ainda exigem mudanças de lubrificante a cada 30.000 milhas (ou a cada dois anos). A troca do líquido em transmissões manuais é um pouco mais fácil do que em carros com transmissão automática. É bem semelhante à troca de óleo. Aqui está como substituir o fluido de transmissão manual:
Dirija pelo quarteirão dando uma volta ou duas, a fim de aquecer o fluido de transmissão.
Levantar seu carro com um macaco e apoie-o devidamente com travas.


Coloque uma vasilha de drenagem sob o buraco de drenagem e use uma chave para remover a tampa de drenagem. O líquido deverá fluir para a vasilha de drenagem. Cuidado! O fluido é quente! Uma vez que o fluido parar de sair, ponha a tampa e aperte bem.
Pode ser um pouco complicado acrescentar o fluido na transmissão. Há uma tampa ao lado da transmissão. Remova-a e adicione o fluido através do orifício. Pode não haver espaço suficiente para colocar uma garrafa de 1 litro, então talvez seja necessário usar um método alternativo para reabastecer o fluido. Algo que funciona é um funil pequeno, seringas ou bombas especialmente concebidas para isso. Quando o fluido de transmissão for adicionado, coloque o parafuso de volta e aperte bem.
Abaixe o carro, ligue o motor e dirija pelo quarteirão. Observe atentamente se há vazamentos em torno da tampa. Se não encontrar nenhum vazamento, se dê parabéns pelo trabalho bem feito!

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