quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Faça partes de automóveis em fibra de carbono: reparação e restauro de automóveis



Se você é um entusiasta de motocicletas ou de carros, é provável que você já tenha ouvido o termo fibra de carbono, especialmente se você estiver interessado em reparos ou restaurações de automóveis. No entanto, muitos projetos diferentes usam peças de fibra de carbono, e essas peças podem ser muito caras.

Se você tiver um pouco de paciência, tempo e um espaço de trabalho bem ventilado, porém, você pode fazer sua própria peça de fibra de carbono e poupar algum dinheiro. Você não precisa ser fabricante de peças de automóvel para usar esta receita. Veja como fazer a peça de fibra de carbono:

Você vai precisar de:

Espuma de poliestireno para o molde
Lixas para seco e molhado
Agente desmoldante
Cola
Serra ou faca de pão
Tesoura muito afiada
Saco de polietileno que caiba a peça e fecho para o saco
Aspirador com mangueira
Resina laminada
Manta de fibra de carbono
Cera de carnaúba espessa
Verniz acrílico
Potes descartáveis para mistura/varas para mexer
Estopas
Pincéis
Luvas descartáveis de látex, óculos de segurança e máscara de pó - NÃO opcional
DICAS: Trabalhe em uma área bem ventilada, e tenha a certeza de usar uma máscara e luvas - muitos dos produtos químicos e substâncias utilizadas no projeto são perigosos - e inflamável, portanto, NÃO fume. Tente trabalhar em uma área livre de pelos dos animais de estimação e outras sujeiras.

Crie um molde para a sua peça. Use uma faca de serra ou de pão para cortar a forma desejada na espuma de poliestireno, lixe quaisquer arestas para criar uma superfície o mais lisa possível. Quando mole, pincele uma mistura meio a meio de água e cola sobre o molde inteiro, e deixe secar.
Aplique uma camada de cera de carnaúba espessa na superfície do molde e em seguida, aplique uma camada de agente desmoldante. Deixe secar, dê polimento, e aplique outra camada. Repita este procedimento cerca de 3-5 vezes, de acordo com as instruções do fabricante.
Dê forma ao tecido de fibra de carbono sobre o molde, tomando cuidado para não puxar muito e esticar a manta. Corte o excesso, deixando cerca de ½ polegada em torno das bordas.
Misture a resina. Pincele a resina com cuidado sobre a manta de fibra de carbono, de modo que fique completamente molhado. Dê forma às bordas sobre molde.
Coloque a fibra de carbono e o molde dentro do saco de polietileno. Tome cuidado para não deslocar a manta de fibra de carbono sobre o molde.
Coloque a extremidade do tubo do aspirador dentro do saco de polietileno e retire todo o ar. Quando estiver pronto, prenda o saco com o fecho, sem permitir a entrada de ar.
Ponha de lado e deixe que a resina cure. Siga as instruções do fabricante de acordo com o tempo de secagem.
Depois que a resina tenha endurecido, retire do saco. Verifique se não existem pedaços do saco na fibra de carbono, e aplique outra camada de resina.
Continue a adicionar camadas de revestimento de resina, dando um amplo tempo de secagem entre as demãos, até obter uma camada grossa o suficiente para lixar sem danificar o tecido de fibra de carbono por baixo.
Lixe levemente a peça com lixa molhada, para suavizar qualquer protuberância na superfície da resina.
Apare as bordas sobrepostas, e remova cuidadosamente a peça de fibra de carbono do molde.


Eventualmente pincele mais resina, dando o acabamento. Certifique-se de dar à resina uma lixada leve entre as demãos, e limpe toda a poeira.
Aplique um verniz acrílico. Deixe secar, cubra com um pouco mais de cera de carnaúba, e dê polimento.

Em geral, isso às vezes é um processo de tentativa e erro, mas uma vez que você consiga fazer uma peça, você vai aprender o que funciona e o que não funciona. Dito isto, com algum tempo, paciência e atenção aos detalhes e segurança, você pode fazer suas próprias peças de fibra de carbono de forma barata. E lembre-se, você não tem que ser restaurador de automóveis para achar esta receita útil. Material de fibra de carbono e suas peças são usados para motos, aviões, barcos e reparação de automóveis.

0 comentários:

Postar um comentário