quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Como medir o consumo de gasolina com o carro parado



A idéia básica é que, uma vez que o monitor de economia de combustível média esteja mostrando um valor calculado de uma distância acumulada (desde o reset) e do fluxo de combustível acumulado (desde o reset), se você sabe a distância que o computador do seu carro está usando neste cálculo, é possível calcular de volta o combustível consumido acumulado. Então você pode ver como é que este número muda quando você fica parado.

Zere as suas medições. Enquanto estiver estacionado, use o botão ao lado do seu odômetro multi-funcional para reiniciar o odômetro de viagem e a média de quilômetros por litro (kmpl). Para a maioria das unidades, você pressiona e solta o botão para alternar entre as funções, em seguida, pressione e segure a tecla para resetar essa função de volta a zero. Certifique-se que o kmpl que você está zerando é o painel de média de longo prazo. Se você tem um painel instantâneo, ele provavelmente não irá exibir nada quando você não está se movendo, e ele não pode ser redefinido de maneira nenhuma. Agora volte para zerar o odômetro antes de mover.
Dirija 1 quilômetro. Basta dirigir em volta da quadra algumas vezes até que o odômetro leia 0,9. Diminua para que você possa freiar e parar a poucos metros do odômetro chegar a 1,0, mas se você estiver em um cruzamento, continue andando até que você chegue exatamente a 1,1. O número não é tão importante, mas é muito importante que você saiba exatamente qual é ele dentro de algumas dezenas de metros. (10 metros seria 1% de erro se você usar o 1.0 em seus cálculos e tiver realmente andando 10 metros a mais).
Alterne o painel de volta para a média de kmpl. Deixe o carro engatado na 1ª, com o pé no freio, exatamente como você faz em um semáforo. Você deverá ver o kmpl caindo. Pegue o seu cronômetro e na próxima vez que o valor de kmpl mudar, inicie o cronômetro. Na minha experiência, ele leu 22.6 quando eu vi no painel pela primeira vez, caindo 0.1 kmpl aproximadamente a cada quatro segundos. Eu comecei o cronômetro no instante eu vi 22.5 cair para 22,4. Anote o número que você escolheu para iniciar.
Fique parado enquanto a leitura do kmpl cai. Não estamos interessados no número que estava no painel no começo, e é por isso que não importa quão eficiente ou mal nós dirigimos o primeiro quilômetro. Nós estamos apenas interessados em o quão rápido a leitura cai. Este teste pode ser feito com muito boa precisão em 3 a 4 minutos, mas eu deixei o carro inativo por quase dez, que, em retrospectiva, foi um excesso. Quando você se cansar de ficar parado, prepare-se para parar o cronômetro quando o próximo novo valor aparecer no painel de kmpl. Para mim, foi quando a leitura mudou para 13,5. Anote o número e anote o tempo do cronômetro. (para mim foi 9 min 42,2 s = 9 +42 / 60 = 9.70min)
Vá para casa e calcule. Uma vez que o painel kmpl está te mostrando km_acumulados / litros_acumulados, e sabemos nós exatamente os km acumulados, já que ambos os contadores foram zerados no mesmo local e contados à mesma distância no nosso local de parada, nós podemos calcular o uso de gasolina acumulado para cada um dos nossos momentos do cronômetro. Pegar a diferença entre eles nos dá a gasolina queimada entre os cliques do cronômetro, e a partir daí podemos calcular os litros por minuto utilizados enquanto estávamos parados. A fórmula inteira é (Dist / KmplParado - Dist / KmplIniciado) / TempoDecorrido. Eu calculei: (1.0/13.5 - 1.0/22.4) / 9,703 = (0,0741 - 0,0446) / 9,703 = 0.0294/9.703 = 0,00303 litros / minuto. Se você expressar o tempo em segundos, a resposta será em litros / segundo.


Crédito extra. Qualquer bom cientista quer saber o quão precisa é a medição dele / dela. As únicas quantidades medidas são a distância e o tempo. Temos uma boa idéia do erro na distância; digamos que 2 metros de 1000, ou seja, 0,2%. Então qual é o erro em nossos dados cronometrados? Você poderia dizer que é a variabilidade no seu tempo de reação do cronômetro, mas esquece que qualquer variabilidade nas medições reais que o carro está fazendo. Você pode estimar a medição do tempo como incerta também. Em vez de um cronômetro, eu escrevi um macro no Excel no meu laptop para registrar um horário sempre que eu pressionar Ctrl-Shift-Z, o que eu fiz toda vez que o a metragem kmpl mudou para um novo valor. Isto permitiu-me calcular o valor acumulado de gasolina a cada vez que o kmpl mudou, e não apenas sobre a primeira e a última.

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