quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Como evitar o superaquecimento do motor



s motores queimam gasolina e produzem explosões em cada cilindro. A rápida expansão das explosões empurra as cabeças dos cilindros para baixo, e trabalha para fazer o carro andar. Grande parte da energia de cada explosão, no entanto, não realiza qualquer trabalho e o calor que produz é perdido. Durante um curto período de tempo, um motor pode produzir uma quantidade considerável de calor. De fato, o motor pode esquentar o suficiente para derreter ou enfraquecer algumas de suas partes.

Não é necessário que todo o motor esquente para ocorrerem falhas. Se apenas uma única parte do motor superaquecer, o motor começa a falhar. Se você estiver nessa situação e tiver que ir a um mecânico, eu recomendo enfaticamente que tenha o seu exemplar de A Mechanic Comes Clean - você aprenderá como identificar e evitar alguns dos golpes mais comuns em relação ao conserto de carros.

Para evitar o superaquecimento de seu motor:

Motores refrigerados a ar: A maioria dos cortadores de grama têm motores esfriados pelo ar. Estes motores são projetados com muitas barbatanas de resfriamento em torno das cabeças dos cilindros, e os motores regrigerados a ar devem ter livre acesso ao ar que entra, para resfriarem adequadamente. Outras máquinas com motores refrigerados a ar são pequenos aviões, e os antigos Fuscas. As vantagens dos motores refrigerados a ar são que possuem sistemas de refrigeração simples e leves, e não há uma substância esfriante que possa congelar no inverno (água, por exemplo). As desvantagens dos motores refrigerados a ar são que requerem bastante ar fresco para permanecerem frios, e é mais difícil controlar com precisão a temperatura global do motor. A melhor forma de melhorar a refrigeração de um motor refrigerado a ar é ter certeza de que não está coberto com sujeira, graxa, ou qualquer outra substância que possa impedir o ar fresco de entrar em contato com o motor de metal.
Motores Refrigerados a Líquidos: A menos que você tenha um velho Fusca, seu carro tem um motor refrigerado a líquido. A principal vantagem da utilização de um motor refrigerado a líquido é que pode ser colocado em um local com limites apertados, não sendo necessária a passagem de muito ar sobre este motor para resfriá-lo. Desvantagens incluem o aumento de peso, e o potencial para desenvolver pontos localizados de calor.
Componentes: O seu motor esfria peças importantes como cabeças dos cilindros, fazendo fluir um líquido refrigerante através de canais embutidos no motor. Este líquido então viaja através de uma válvula ativada por temperatura chamada termostato. Depois de passar pelo termostato, o líquido refrigerante vai para o radiador, onde é refrigerado por ar. Então, viaja de volta para o motor.
Anti-congelante: Seu carro motor é refrigerado por água e etileno-glicol, que você normalmente chama de anti-congelante. A substância anti-congelante reduz a temperatura de congelamento do fluido de refrigeração do sistema de esfriamento. O anti-congelante também eleva a temperatura de ebulição da água, para que ela possa absorver mais calor do que a água sozinha conseguiria. A maioria dos carros usa uma mistura que é metade anti-congelante e metade água para o sistema de resfriamento. Nunca utilize apenas água no sistema de refrigeração de seu carro. Sempre certifique-se de que seu carro tem líquido refrigerante suficiente
Termostato: O termostato mede a temperatura do líquido refrigerante, e somente abre uma válvula quando o líquido atinge uma temperatura operacional suficiente. Se o termostato estiver quebrado, o fluido vai voltar a circular no motor, ignorando o radiador. O motor vai superaquecer rapidamente. Você pode testar para saber se um termostato está quebrado, sentindo a temperatura da mangueira por onde o líquido refrigerante retorna para o radiador. A mangueira ficará quente poucos minutos depois de o carro ligar (se o termostato estiver com falhas).
Ventilador: Você verá um ventilador na frente do compartimento do motor, bem em frente ao radiador. Este ventilador é importante para a refrigeração do fluido no radiador. Há dois tipos de ventiladores, dependendo de se a tração de seu carro ocorre nas rodas da frente ou nas rodas de trás. Os carros com tração nas rodas dianteiras têm ventiladores elétricos que ligam e desligam de acordo com sensores de temperatura. Se o seu ventilador não liga, em um carro com tração dianteira, o problema pode ser um motor ruim no ventilador. Os carros com tração nas rodas traseiras têm ventiladores que são ligados ao motor. Com o motor e a ignição DESLIGADOS, tente girar a ventoinha à mão. Ela não deve girar facilmente. Caso isso aconteça, talvez a peça de acoplamento do ventilador precise de substituição.
Vazamentos: Seu fluido refrigerante pode tornar-se baixo se existem vazamentos no sistema. Se o carro parece estar aquecendo, procure vazamentos visualmente com o motor ligado. Verifique todas as mangueiras que alimentam o radiador. Também verifique se o radiador não está vazando. Às vezes um vazamento se desenvolve nas juntas do radiador. Por último, verifique se há vazamentos na bomba de água. Uma bomba de água desgastada vai vazar água através de um buraco de transbordamento. Esses vazamentos podem variar de um gotejamento lento a um fluxo constante. Bombas de água não podem ser consertadas ou remendadas. Se a sua bomba de água está vazando, substitua-a imediatamente.
Tampa de radiador: Finalmente, com o motor ligado e o capô aberto, procure vazamentos em volta da tampa do radiador. Se notar qualquer líquido escapando ao redor da tampa de radiador, substitua a peça. Nunca abra uma tampa de radiador quando o fluido pode estar quente - os fluidos em ebulição vão saltar e se espalhar para fora da peça, e causar queimaduras graves. Muitas pessoas, numa atitude excessivamente estúpida, tentam remover uma tampa de radiador quente. Não faça isso! 




Em seguida, retire a tampa de óleo e veja se há um resíduo branco grudado embaixo da tampa. Se a água estiver correndo por locais onde não deveria dentro do motor, vai se misturar com o óleo e produzir um gel branco. A única maneira de consertar vazamentos internos de água é encontrar uma vedação ou parte trincada, no interior do bloco do motor. Se esse for o problema, leve o seu carro a um mecânico. É melhor deixar esta tarefa para profissionais.
Finalmente, a coisa mais importante a lembrar quando se lida com um motor que está esquentando é que você deve evitar o seu superaquecimento, a todo o custo. Dirija devagar se for preciso, ligue o aquecedor, ou simplesmente pare e desligue o motor.

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