quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Como dirigir um carro com câmbio manual (troca de marchas)



Uma vez, um treinador de tênis do Ensino Médio disse-me que jamais dirigiria um automóvel com câmbio automático. Sua razão? A alavanca de câmbio mantém a monotonia longe da direção. Pensei que ele estava fora de si, mas após anos crescendo acostumado a dirigir mudando as marchas do carro eu mesmo, descobri que pode haver alguma verdade em suas palavras. Quando dirijo os veículos automáticos de meus pais, acho-me sentindo falta dos controles manuais. Se você acabou de começar a aprender a dirigir um automóvel com câmbio manual, provavelmente você pensa que eu estou fora de mim. Espere alguns anos ... você verá.

As diferenças do controle.
Esse terceiro pedal ... Com um automático, você nunca deve ter utilizado o seu pé esquerdo para nada. Uma das grandes diferenças entre transmissão manual e automática é o uso de sua perna esquerda para trabalhar a embreagem (o pedal mais à esquerda). A perna esquerda vai trabalhar!
Não há mudança de marcha sem a alavanca.Claro, outra grande diferença em seus controles é a alavanca. Você o perceberá em lugar do antigo dispositivo entediante em um automático (o que você utilizava principalmente só para trocar entre Ré, Estacionar e Dirigir). A alavanca tem Ré e Dirigir, também, mas aquele ajuste único para Dirigir, de  um automático, foi dividido em múltiplos ajustes, cada um destinado a dirigir em determinados intervalos de velocidade! No entanto, não há o ajuste para “Estacionar”, porque estacionar exige que você coloque seu carro em marcha Neutra, firme o freio de mão e pare o carro.
As marchas.
1 ªmarcha é principalmente para botar seu carro em movimento. Você só é capaz de acelerar em  1ª marcha até uns 10 ou 15 mph (milhas por hora). Então, você terá de passar para a 2ª marcha, que é muito versátil.
Você achará a 2ª marcha útil porque você pode dirigir nesta marcha virtualmente arrastando-se ou acelerar até uns 25 mph (milhas por hora); em um tráfego que anda-e-para, ande um pouco para frente de onde seu carro está, e então você pode usar a 2ª marcha para poupar seus freios.
As marchas altas. Gradualmente você memorizará os intervalos das velocidades de cada uma destas marchas altas; estas faixas diferem ligeiramente de um modelo de carro para outro. Quando dirigir na cidade, você vai usar principalmente a 3ª marcha. À medida que você entra em uma rodovia interestadual, você vai subir para sua marcha mais alta, e permanecer nesta marcha até que precisar diminuir ou parar.
Iniciando o automóvel em 1ª marcha ou ré – a temida parada ! Para movimentar seu carro utilizando o pedal do acelerador, primeiro você precisa ter o seu carro em 1ª marcha ou em ré. E para você poder ter o carro sem se mexer em 1ª marcha ou em ré (ou qualquer marcha, para esse efeito), você deve pressionar o pé esquerdo sobre a embreagem. Agora vem a delicada arte de equilibrar o pedal do acelerados com a embreagem. Você tem que fazer pressão para baixo sobre o pedal d acelerador, ao mesmo tempo em que retira a pressão da embreagem. Soltar a embreagem muito depressa (com pouca aceleração) fará o carro “morrer”. (o motor para, e você tem que ligar novamente a chave na ignição). Soltar a embreagem muito devagar (com aceleração demais) vai causar uma aceleração barulhenta do seu motor desnecessariamente. Não se sinta desencorajado quando você deixa o carro morrer em primeira. Mesmo um motorista experiente de carros com câmbio manual deixa o carro morrer de vez em quando. E não se preocupe – quanto mais você praticar,  mais fácil e mais fluente será seu uso do pedal, até que seja como segunda natureza.
Acelerando – mudando as marchas conforme as RPMs (rotações por minuto). Reparou aquele pequeno mostrador perto do velocímetro? Ele mede a sua RPM (rotações por minuto). Utilize-o como um guia sobre quando mudar a marcha, quer para cima ou para baixo.  Quando a RPM entra no 3º intervalo (ou seja, 3000 rotações), você deve subir uma marcha. Para elevar a marcha, simplesmente retire o pé do acelerador (mas mantenha-o encostado ao pedal), pressione seu pé esquerdo para baixo sobre a embreagem, e, enquanto esta estiver pressionada, mude a alavanca da marcha atual para a próxima mais alta, usando a mão direita. Depois de fazer a mudança, solte a embreagem enquanto simultaneamente pressiona seu pé direito com firmeza gradual sobre o acelerador. Você deve soltar a embreagem exatamente ao mesmo tempo em que pressiona o acelerador. Esta sincronização do movimento dos pés é provavelmente a única parte mais complicada (um pequeno truque!) de aprender a dirigir um carro com câmbio manual.
Desacelerando – mudando para as marchas mais baixas. Em contrapartida, desacelerar é relativamente fácil. Você ainda tem que pressionar a embreagem para baixo quando você muda para marchas mais baixas (da mesma forma como se estivesse mudando para as mais altas), mas não é necessário a mesma coreografia ente a embreagem e o acelerador para desacelerar. Na verdade, a mudança para as marchas mais lentas desacelera naturalmente o seu carro; as pessoas muitas vezes economizam o freio diminuindo a marcha, o que irá provocar uma breve nas RPMs e desacelerar seu carro. Geralmente, se suas RPMs estão abaixo da marca 2, você deve diminuir a marcha para manter o seu carro manobrável e respondendo bem ao seu controle.
Parando. Você pode parar no Ponto Morto (para manter o seu pé a embreagem) ou parar em qualquer marcha com o seu pé esquerdo pressionando a embreagem. Pode mudar diretamente para o ponto morto, de qualquer outra marcha. Mas se você está na estrada e precisar parar em um refúgio, por exemplo, não precisa se incomodar mudando marchas e tudo isso. Basta bater com os pés sobre a embreagem e o freio. Quando começar a se movimentar novamente, certifique-se de colocar a 1ª marcha e mover-se como de costume.
Ponto Morto – o preguiçoso amigo do homem. Neutra permite a você descer morros sem usar o a embreagem. Você pode frear livremente, naturalmente, e descansar a perna esquerda desse jeito, mas você terá que colocar a marcha correta, a fim de realmente fazer o acelerador funcionar. Por essa razão, alguns consideram que andar em ponto morto para ser a receita preguiçosa para um acidente. Eu adoro, no entanto ...


Hill – soa como inferno (por um motivo). Quando começar a aprender a dirigir um carro de câmbio manual, não faça em qualquer tipo de uma colina. Encontrar o chão mais plano possível quando der início à aprendizagem! As montanhas aumentam e muito a apreensão de um principiante, porque muito provavelmente irá marcar a primeira vez que você, como um condutor, sentirá qualquer tipo de “escorregamento” ao ligar o seu carro. Inevitavelmente, há um pequeno atraso entre quando você solta o freio e seu carro registra o acelerador enquanto você simultaneamente libera a embreagem. Durante essa defasagem entre frear e mover-se, não só você tem a  ansiedade de novato de não deixar o carro morrer, como você tem a ansiedade adicional de sentir o carro escorregar para trás e para baixo do morro, enquanto tenta fazê-lo ir para frente. Quando você se sentir mais à vontade controlando os pedais da embreagem, do freio e do acelerador sem nenhum problema, poderá dominar a direção em terrenos acidentados também.
Uma última razão pela qual os carros de câmbio manual mantêm a direção interessante: você começa a conhecer um carro em um nível muito mais íntimo quando você dirige estes carros. Você verá que todos os carros são um pouco diferentes, cada um tem a sua própria disposição e peculiaridades. Além do mais, em alguns locais do mundo a transmissão manual pode ser sua única opção, assim os viajantes bem poderiam tirar um tempo agora para aprender. Com alguma prática (começando em estacionamentos vazios e ruas planas e sem movimento), os aspectos ameaçadores do câmbio manual desaparecerão e você chegará a compartilhar as crenças abraçadas pelo antigo treinador de tênis. E então as pessoas vão pensar que você está louco ...

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