quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Como vender um carro



Se você quiser tirar a melhor quantia possível pra você na venda do seu carro, você já deve ter percebido que a melhor opção é vendê-lo você mesmo. Isso pode ser mais complicado do que simplesmente dá-lo para trocar com um negociador, mas você terá alguns dólares a mais entrando no seu bolso desta maneira. Aqui estão algumas sugestões de como vender seu velho conjunto de rodas:

Preparação. A maior parte do trabalho de vender um carro vem antes de uma pessoa ir inclusive olhar seu carro. Ele deve estar limpo, encerado e lavado. Tire todos os seus itens pessoais de dentro dele. Mantenha os registros das revisões feitas para mostrar que foi bem cuidado e quanto mais, melhor! Os compradores vão querer ver as trocas de óleo regulares e outros os ajustes feitos. Recibos de serviço poderão provar que você foi um bom dono. Mantenha-os guardados em uma pasta ou algo do tipo em que estejam bem organizados. Tente calcular qual a milhagem por litro de gasoline que o seu carro faz. Isso é uma informação útil para os possíveis compradores. Muitos compradores vão querer um “relatório” sobre o carro, como um histórico de donos e possíveis problemas e manutenções feitas. Este relatório requer o VIN (número de identificação veicular) do carro. Estes históricos são geralmente feitos por empresas como Carfax e você pode visitar o site deles para saber mais (http://www.carfax.com)
Avaliação. Você precisa decidir o quanto quer pedir pelo carro. Com os guias de avaliação para carros usados em alguns sites como http://www.edmunds.com, http://www.nadaguides.com ou http://www.kbb.com, você poderá avaliá-lo.
Anúncio. Considere como você quer anunciá-lo. Você pode colocar uma nota na página de classificados de um jornal ou anunciá-lo pela internet, em sites apropriados para isso. Considere estes bons sites de venda de automóveis: http://www.autotrader.com, http://www.cars.com e http://www.motors.ebay.com.
Realizando a venda. Agora que você finalmente atraiu os compradores do seu carro, você precisará se comportar direitinho. Estacione o carro em frente da sua casa e assim o comprador irá examiná-lo um pouco antes de tocar a campainha e falar com você. Se disponha a responder perguntas mas não interrompa as perguntas, senão você parecerá desesperado. Se o seu comprador estiver com a carta, ofereça um test-drive. Se o seu carro tiver algum problema, não hesite em contar para o cliente. Honestidade é sempre válida e ele pode achar que você barateou o preço por isso. Não deturpe as condições do veículo de jeito nenhum. Alguns clientes querem garantia pelo carro que compram. A maioria dos vendedores privados não incluem garantias. Não dê garantia caso você não possa pagar pelas eventuais manutenções caso necessárias.   


Vendido! Uma vez que você negociou um preço bom para ambos, é hora de fechar o pagamento. É sempre bom insistir que o comprador pague com dinheiro ou com um cheque com garantia, como passado por um despachante.
Organize a papelada. Os requerimentos de cada estado variam então dê uma olhada no Departamento de Trânsito para ver quais documentos são necessários na transferência de um veículo. Geralmente, o que precisará sera um recibo oficial e um título de transferência. Não se esqueça de tirar a placa do carro. As placas não são transferíveis em geral e é responsabilidade do novo dono colocar uma nova placa no veículo. Veja no Departamento de Trânsito sobre a placa. Finalmente, fale com o seu seguro para tirar o carro do seu nome. Se você comprou outro carro, coloque-o no seguro quando tirar o antigo carro.

0 comentários:

Postar um comentário