quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Como substituir limpadores de pára-brisas: Palhetas, lâminas e conjunto para as lâminas



Provavelmente é uma boa idéia verificar seus limpadores de pára-brisa de seis em seis meses, para não deixar acontecer problemas neste equipamento. Provavelmente você não vai querer esperar até não poder mais ver através do pára-brisa, para só então trocar os limpadores. De fato, a maioria das pessoas espera muito tempo para fazer esta manutenção básica do carro, e têm de mudar os limpadores de pára-brisa de seu carro na chuva. Se os seus limpadores de pára-brisa estão começando a mostrar sinais de desgaste, provavelmente está na hora de substituí-los. Você pode trocá-los em apenas alguns minutos, usando um conjunto de lâminas de borracha. Se você quiser saber como identificar outros problemas comuns e realizar outros pequenos reparos, recomendo a você o guia Automotive Troubleshooting Secret.

Neste artigo você encontrará mais dicas sobre manutenção de automóveis: o pára-brisa deve ser a primeira coisa que você vai verificar. As pessoas nem sempre querem fazer esta verificação, porque não sabem como trocar os limpadores de pára-brisa e têm medo de que, se estiverem danificados ou desgastados, terão que pagar alguém para trocá-los. Como você vai ver, isto não é verdade; o processo é muito simples.

A próxima coisa a fazer é inspecionar o seu pára-brisa. Às vezes pode haver alguma rachadura ou lasca em seu pára-brisa, responsáveis por seus limpadores terem perdido alguns pedaços. Neste caso, cuide do problema do pára-brisa primeiro. A seguir, inspecione os limpadores: eles não devem estar rachados, esfiapados ou quebrados, nem ter bordas falhadas. Quando os limpadores de pára-brisa racham ou quebram, tornam-se frágeis e não podem mais realmente remover bem a água do seu pára-brisa.

Os limpadores de pára-brisa são fabricados quase todos da mesma forma; assim, não há necessidade de procurar bem para tentar encontrar os melhores limpadores de pára-brisa. Um motor elétrico é ligado a uma palheta de metal limpadora do pára-brisa. Esta palheta limpadora se estende sobre o pára-brisa, e segura as lâminas de borracha de limpeza firmemente contra o pára-brisa. A lâmina limpadora é um dispositivo de metal e plástico, onde se encaixa uma peça de borracha A julgar por tão poucas partes, pode-se seguramente assumir que oconserto dos limpadores de pára-brisa é relativamente simples. Então, antes de pagar alguém para realizar a tarefa, faça uma tentativa.

Se você mora em uma área onde costuma haver neve e gelo, dê preferência a limpadores de pára-brisa próprios para o inverno. São mais eficazes na remoção de neve e gelo, do que os limpadores de pára-brisa normais usados para chuva.

Compre os novos limpadores. Geralmente é uma boa idéia trocar os seus limpadores de pára-brisa velhos em uma loja de autopeças. Você pode tirar os limpadores velhos do carro antes de ir à loja, a fim de comparar os limpadores antes de comprá-los. Em algumas destas lojas, um vendedor pode até mesmo ajudá-lo a instalar o novo limpador de pára-brisas no estacionamento. Você terá que decidir se quer comprar um limpador inteiro, ou apenas o conjunto de borrachas. Cada um tem as suas vantagens. Por exemplo, se o acabamento estiver se soltando da lâmina do limpador velho, então você pode querer pagar um pouco mais por um limpador novo inteiro. No entanto, se você quiser gastar um pouco menos, talvez prefira optar por comprar um conjunto para trocar apenas a parte de borracha. Geralmente é mais fácil substituir o limpador inteiro.
Remova os limpadores antigos. Primeiro, afaste (erga) a palheta do limpador para longe do pára-brisa, para ser mais fácil trabalhar. Verifique, então, como as lâminas limpadoras de borracha são encaixadas no braço limpador. Existem vários métodos comumente em uso hoje, mas a fórmula geral ainda é a mesmo. Pressione ou deslize o pedaço que liga a lâmina limpadora ao braço limpador. Em seguida, puxe firmemente para separar a lâmina do braço. Pode ser mais fácil remover a lâmina de borracha se estiver perpendicular ao braço limpador. Existem três diferentes mecanismos comumente encontrados em carros de hoje. 
A lâmina universal. Este é o design mais comum da lâmina limpadora. Você precisará pressionar a alavanca no fundo da conexão, e então deslizar o limpador para baixo no sentido da base do braço limpador.
O pino lateral. Esta peça é feita de um pino de 7 milímetros, que se encontra em um ângulo reto com o braço limpador. Você precisará pressionar o botão de mola com uma pequena chave de fenda, e então puxar a lâmina limpadora para fora do braço limpador.
O braço baioneta. Levante a alavanca que trava, e, em seguida, deslize a lâmina limpadora para fora da base do braço limpador. Ou seja, puxe a lâmina limpadora para fora do carro.
Instale os novos limpadores. Siga as instruções que vêm com o seu novo limpador de pára-brisa. É geralmente um processo bastante simples, e as instruções geralmente são fotografias demonstrando como instalar a lâmina limpadora em seu carro. A maioria das lâminas vem com adaptadores que se encaixam em quase todos os tipos de conectores. Mais uma vez, aqui estão algumas instruções específicas para cada tipo de lâmina. 


A lâmina universal. Coloque a lâmina logo abaixo do gancho. Empurre a lâmina contra o gancho, até esta se encaixar no lugar.
O pino lateral. Pressione o buraco sobre o pino. Deve fixar-se automaticamente.
O braço baioneta. Levante a alavanca de trava, e desta vez deslize a lâmina limpadora de volta, para baixo, na direção do braço limpador (deslize em direção ao carro).
Teste a instalação do novo limpador. Use o novo limpador de pára-brisa de seu carro, para ver se está funcionando corretamente. Deve funcionar macio sem produzir ruídos agudos (guinchos), sem trepidar e sem riscar o vidro. Se os resultados forem conforme descrito, a troca de seus limpadores de pára-brisa foi um sucesso!

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