quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Como conseguir uma licença para dirigir um ciclomotor



Os ciclomotores são scooters pequenos, de baixo custo, ótimos para um passeio pela cidade. São também mais baratos de se manter, certificar, e registrar do que uma moto, sua homóloga maior. Se você está pensando em comprar um ciclomotor, arrume tempo para aprender sobre como tirar uma licença para dirigir seu novo brinquedo.


1. O quê é um ciclomotor? Os primeiros ciclomotores eram bicicletas com os dois pedais e pequenos motores. Ao longo dos anos os ciclomotores se desenvolveram, deixando de lado os pedais e se parecendo cada vez mais com scooters de motor pequeno. Não há uma boa definição nacional para o que é um ciclomotor. Cada estado tem a autoridade de definir o que é um ciclomotor, então a definição é um pouco vaga. Alguns estados, como o Alabama, não reconhecem ciclomotores – eles são considerados motos e necessitam de uma licença para motocicleta, bem como equipamento de proteção.

Cada estado tem sua própria opinião sobre como definir um ciclomotor, mas se seu veículo se encaixa nas seguintes condições, ele provavelmente é um ciclomotor:

• Duas rodas

• Menos que 50cc

• Velocidade máxima menor que 30mph

• Transmissão automática.

2. Como conseguir uma licença para ciclomotor depende de como seu estado a define. Os estados são  divididos sobre como classificar ciclomotores e como licenciar seus motoristas. Alguns estados definem ciclomotores como motos, enquanto outros dão aos ciclomotores sua própria categoria. Para saber como seu estado define um ciclomotor, dê uma olhada no site Moped2.org. Ele contém informações úteis sobre as leis para ciclomotores vigentes em cada estado.

Outra forma de descobrir como seu estado classifica os ciclomotores e suas respectivas licenças é checar junto ao departamento local de veículos motorizados. Indiferente de como seu estado licencia ciclomotores e seus motoristas, você pode ter que seguir as mesmas leis de transito que um motorista de carro segue.




3. Se seu estado classificar os ciclomotores como motos, você precisará tirar uma licença para moto para dirigir um ciclomotor legalmente. Esse requerimento significa que você provavelmente precisará fazer uma prova teórica, bem como uma prova prática, na rua, como se estivesse dirigindo qualquer outro tipo de moto.

4. Se o seu estado classificar os ciclomotores separadamente de carros e motos: Quando esse for o caso, os ciclomotores são considerados mais como bicicletas do que como motos, e são isentos de muitas das regulamentações aplicadas a motos.

Se você tem uma licença de motorista, você tem permissão para dirigir um ciclomotor.

Se você não tem uma licença de motorista, será exigido que você faça um teste de visão e uma prova prática sobre suas habilidades de direção. Um comprovante de seguro também é requerido em alguns estados.

0 comentários:

Postar um comentário