quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Como remover o odor de cigarro: remoção da fumaça do carro e da casa



Cheiro de cigarro... inconfundível, invasivo e - para os não-fumantes, e mesmo para muitos fumantes - desagradável, para dizer o mínimo. Em automóveis, casas e empresas tem lugar uma batalha contínua para manter alergias sob controle, criar um ambiente mais hospitaleiro, ou evitar que namoradas saibam a verdade... Você está farto de aerossóis para ambientes, que apenas espalham uma camada de um aroma doce nauseante sobre o odor estático do cigarro? Cansado de produtos comerciais que não cumprem com o que prometem?

Para todos vocês, nós em ComoFazerTudo temos algumas dicas sobre como livrar-se do incômodo cheiro de cigarro, para que possam respirar melhor.

É claro que uma das melhores maneiras de remover cheiros - especialmente se houver também marcas de nicotina - de carpetes, tapetes, móveis e paredes é usar peróxido de hidrogênio. Se você quiser saber como fazer isto, eu recomendo fortemente o popular e eficiente livro 101 Home Uses of Hydrogen Peroxid.

Seja qual for a situação, não é impossível remover a fumaça de cigarro... mas a eliminação do odor requer algum esforço.

•    Lave todo o tecido que puder. Se uma sala inteira cheira como a festa de solteiros do último ano, então remover o cheiro da fumaça de cigarro da casa também irá requerer lavar (com água ou a seco) tudo o que for possível (cortinas, mantas para cadeiras e sofá, almofadas), com a finalidade de maximizar a remoção dos odores de cigarro.

•    Aspirador. Antes de usar produtos químicos ou recorrer a medidas desesperadas, use o aspirador de pó para remover tanto odor de cigarro quanto possível. Use os acessórios do aspirador de pó para aspirar a fumaça fora de móveis e estofamentos, em sua casa ou em seu carro. Bata e aspire os tapetes de seu carro.

•    Vinagre. Uma vasilha de vinagre branco, deixada aberta em um ambiente durante a noite, pode fazer um trabalho surpreendentemente bom em remover o odor indesejável de cigarro.

•    Cítricos. Algumas pessoas confiam em cascas de frutas cítricas, quando precisam remover odores indesejáveis. Deixe uma boa quantidade de cascas de frutas cítricas em seu carro ou em sua casa, por muitos dias (até as cascas estarem completamente secas). Quando você as remover, removerá também cheiro de cigarro - ou ao menos parte dele.

•    Bicarbonato de sódio. Um dos métodos testados e aprovados para remoção de odores. Seja para limpar o seu tapete/carpete, sofá com cheiro rançoso (já muito usado), ou os assentos desbotados do automóvel, o bicarbonato de sódio é seu amigo. Polvilhe o bicarbonato sobre a área impregnada de fumaça, e deixe agir por algumas horas. Depois, retire o pó com um aspirador de pó, completando o trabalho. Uma palavra de advertência: antes de espalhar o bicarbonato á vontade, teste-o em uma pequena área oculta da superfície, para ter certeza de que a superfície ou tecido não vai reagir desfavoravelmente com o bicarbonato de sódio.

•    Café. Quando meu antigo colega de Ensino Médio e eu fantasiávamos sobre um sabão para roupas incrementado com pó de café, quem teria adivinhado que poderia realmente haver uma qualidade de combate a odores naquele conceito aparentemente absurdo? Use a propriedade de absorção de odores do pó de café para eliminar os odores de seu cigarro. Não espalhe este pó sobre os locais, como o bicarbonato de sódio, porque o café pode manchar. Em vez disto, coloque pó de café em filtros individuais, e feche (com durex, fita crepe, etc). Coloque estes filtros nos locais que abrigam cheiro de cigarro.

•    Areje a sala ou o carro. Requerendo menos esforço do que descascar uma laranja ou ir ao mercado comprar vinagre branco, você definitivamente deve abrir todas as janelas e portas de sua casa ou de seu carro, para encorajar os odores do cigarro a se desprenderem das almofadas, tapetes e outras superfícies. Se algum móvel em particular rescende a fumaça de cigarro infiltrada e envelhecida, coloque-o ao ar livre por algumas horas, em um dia seco.

•    Carvão. Não há nada de simpático ou esteticamente favorável em uma vasilha com carvão; mas, quando você espalha algumas vasilhas com carvão pela casa ou dentro de um automóvel (desde que você não tenha planos de sair com este automóvel), depois de uma semana verificará que o carvão absorveu o cheiro de cigarro. Esta é uma dos formas inesperadamente efetivas de remoção de cheiro de cigarro.




•    Resíduo de fumaça em superfícies. Não negligencie pisos de linóleo, vidros e superfícies de madeira também; em uma sala ou veículo que testemunhou fumo intensivo, frequentemente você pode ver os resíduos. Use limpadores de vidro, amônia diluída e limpadores de móveis para esfregar  e remover os repugnantes resíduos destas superfícies.

•    Lâmpadas. As lâmpadas são duplamente uma praga quando o assunto é fumaça de cigarro. Primeiro, elas atraem fumaça. Segundo, depois de a fumaça ter aderido à superfície das lâmpadas, cada vez que você acende estas lâmpadas o calor libera e difunde odores dos resíduos de fumaça. Limpe as lâmpadas.

O cheiro de cigarro pode fazer a sua casa passar às pessoas uma sensação de estarem em um péssimo clube noturno, e fazer seu automóvel cheirar como um cinzeiro gigante. Os fumantes não têm a intenção de que o cheiro incômodo fique vagando pelos ambientes, e para alguns não-fumantes o cheiro ocasiona tosse ou mesmo dores de cabeça. Faça uma tentativa, com estas soluções.

0 comentários:

Postar um comentário