quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Como saber se os alto-falantes do seu carro se queimaram: áudio de carro



O estéreo do seu carro é uma daquelas coisas que você tem como garantida até ao momento em que algo horrível acontece. Quando chega no seu veículo você está a contar ligá-lo e espera que a sua estação favorita ou o CD começem a tocar e com bom som como sempre aconteceu. Se isso não acontecer, ou se o que ouve é diferente do habitual (de uma maneira ruim), talvez você tenha um alto-falante queimado ou parcialmente queimado. Se tiver que substituir os Alto-falantes estéreo do seu carro, então eu recomendo-lhe a aquisição de um exemplar de Secrets of a Professional Installer para aprender a substituir os seus alto-falantes velhos por uns novos.

Vamos inspecionar o sistema áudio para ver se você tem os alto-falantes queimados!

Como funciona um alto-falante. Esta é a versão curta. Um altofalante consiste em uma um ímã circular em torno de uma bobina que está ligada a um diafragma em forma de cone. A corrente passa através da bobina do alto-falante. A corrente é produzida, neste caso, através de um amplificador do seu estéreo. Essa corrente alterna numa frequência igual às ondas sonoras que a produzem. Isso resulta num campo magnético alternado na bobina. A polaridade do campo magnético da bobina comuta de positivo para negativo, por isso é atraído e repelido pelo ímã permanente. A bobina vibra, em seguida vibra o cone e o que você tem é um fac-símile do som original.
Como saber se o seu alto-falante se queimou enquanto você estava a ouvir. Agora, há situações extremas de alto-falantes “queimados”. Um alto-falante totalmente queimado significa que o cone se separou da bobina. A força da onda sonora separa-os - portanto, acabam. Se isso acontecer, você irá notar, não há som em níveis normais ou baixos, ou sons distorcidos em níveis mais elevados. Se você tiver um equalizador certifique-se de que coloca todos os níveis em "0" e a sintonia no meio. Isso ajuda-o a ouvir melhor as coisas. Se você estiver ouvindo música, mas com o som muito distorcido, então o que você tem é um alto-falante parcialmente queimado. Isto significa que o cone está bastante próximo de se separar totalmente da bobina. Isso praticamente significa o mesmo que dizer que  o alto-falante se queimou totalmente. Se você danificar parcialmente o seu tendão de Aquiles, é o mesmo que rasgá-lo totalmente. Eu deveria saber, sou médico. Realmente não.


Como saber por meio de testes se o seu alto-falante se queimou. Arranje um medidor elétrico, como um multi medidor dos que vendem no seu Radio Shack local . Defina-o para ler ohms (impedância). Certifique-se que o alto-falante  está desligado e coloque um medidor em cada um dos dois terminais. Se o seu alto-falante esiver queimado, ele irá ler impedância infinita. Se ainda estiver bom, ele irá ler 1,0.
Testar através do tato. Se você não consegue sentir nenhuma vibração ou batida provenientes de um subwoofer quando o volume está alto, então é  provável que se tenha queimado. Os cones grandes dos subwoofers áudio do carro movem-se visivelmente quando o baixo está virado para cima. Coloque os seus dedos levemente em cima do baixo e vire-o para cima. Não é o meio mais seguro para testá-lo, mas ainda é possível tentar outra opção.

A melhor maneira de saber se os alto-falantes áudio se queimaram é usando o ouvido. Saberá se simplesmente não lhe soar bem. Os alto-falantes são estranhos, por vezes duraram décadas com uso cotidiano e, por vezes, queimam-se à primeira explosão de volume.

0 comentários:

Postar um comentário